DICAS

COMO SE PREPARAR PARA UMA ENTREVISTA

Prepare seu currículo

Antes mesmo de ir para a entrevista, o candidato deve dedicar algum tempo preparando seucurrículo,que deve ser atraente e informativo para o entrevistador e não apresentar erros de português. Por isso, peça para alguém revisar seu currículo antes de entregá-lo. Se você está na faculdade ou concluiu o ensino superior, não é necessário colocar informações sobre o ensino médio.

Não esqueça de informar um segundo idioma e quais são seus objetivos profissionais.Não é necessário colocar atividades que não tenham relação com o cargo pretendido,mas se elaborou algum projeto ou atividade relacionados com as atividades da empresa,coloque de maneira objetiva no currículo.

Conheça a empresa

Pela internet, é possível obter informações sobre a empresa na qual você fará entrevista e o que eles esperam dos candidatos a determinado cargo. Estudar a empresa é importante para que o entrevistador veja que você está realmente interessado no cargo e comprometido com as características do lugar. Entenda bem quais são os produtos ou serviços que a empresa oferece e faça a relação de como você pode colaborar com o time e com o crescimento do empreendimento.

Cuide da postura e da linguagem

Por mais que não tenha experiência com o processo de seleção e que essa seja a sua primeira entrevista de emprego, adote uma postura confiante e tranquila. Se você se preparou antes, não tem por que ficar inseguro. O recrutador está bastante acostumado com candidatos com nenhuma ou pouca experiência profissional, então não se preocupe em fingir ou mentir que teve experiências anteriores — isso só vai prejudicar sua imagem. Cuide bastante da linguagem para não usar gírias e, com certeza, nenhum palavrão. Cuidado também com alinguagem corporal.

Vista-se de maneira adequada

Para saber como se vestir na sua primeira entrevista de emprego, novamente, estudar a empresa é essencial. Poucas empresas exigem do funcionário um traje formal, mas é importante não vestir algo muito casual para demonstrar seriedade e profissionalismo. Tente descobrir de que maneira os funcionários se vestem para não usar algo muito diferente, formal ou informal demais.

Prepare-se para as perguntas

O recrutador vai fazer várias perguntas para entender qual é o seu perfil e se ele se encaixa nas necessidades da empresa. Não é preciso ficar muito ansioso, pois são questões sobre o seu histórico pessoal, acadêmico e profissional, que você conhece muito bem, mas tenha em mente algumas respostas para mostrar para o entrevistador que você pode colaborar de maneira positiva com a empresa e com os seus conhecimentos. Deixe claro que, apesar da inexperiência profissional, você tem interesse em aprender e crescer.

Além de se preparar bem para a sua primeira entrevista de emprego, esteja ciente da possibilidade de não dar certo. Não depende somente de você e essa experiência certamente te dará mais confiança para a próxima entrevista. As oportunidades virão; por isso, esteja preparado!

Como se comportar em uma empresa

1- Respeite a empresa e as suas regras.

2- Seja um empregado leal.

3- Comunique-se de modo eficaz, com correção, clareza, precisão, objetividade, oralmente ou por escrito.

4- Evite gírias e use gestos com moderação.

5- Ouça com atenção: um bom ouvinte tem habilidades para manter fortes relacionamentos profissionais.

6-Evite falar alto e coloque o celular sempre no silencioso, para não perturbar o ambiente de trabalho.

7-Seja gentil.

8-Tenha uma postura correta.

9- Os e-mails são formas de comunicação empresarial e podem ser usados em juízo como posicionamento da empresa, por isso, escreva-os correta e adequadamente.

10- Não coma, nem beba quando estiver ao telefone.

11- Adquira hábitos de higiene (barba feita, roupas limpas, cabelo penteado, unhas aparadas e bem cuidadas (evitar roer unhas).

12- Cuide do patrimônio da empresa, evitando prejuízos.

13- Aprenda a lidar com conflitos: manter a calma, controlar as emoções durante o período de conflitos é importante.

14- Conduza negócios de maneira ética e honesta: ética gera honestidade e transparência.

15- Seja pontual.

16- Seja flexível, esteja aberto a mudanças e a novas idéias: as coisas estão sempre mudando no mundo dos negócios.

17- Mantenha relacionamentos apropriados com colegas de trabalho: conserve sua vida pessoal fora da vida profissional.

18- Demonstre simpatia, preocupando-se com o bem estar das pessoas: sempre que for necessário, use expressões como “obrigado”, “desculpe”, “por favor”, pois o bom profissional deve ser capaz de agradecer e retribuir gentileza.

19- Mantenha bom humor.

20- Saiba perdoar.

21- Seja discreto: mantenha em segredo as questões confidenciais, dentro e fora da empresa.

22- Assuma responsabilidades: aprenda sobre o trabalho, sobre os deveres ligados a sua posição, realizando um trabalho de qualidade e responsabilizando-se por seus erros.

23-Respeite as diferenças entre as pessoas: é preciso tolerância e respeito.

24- Trabalhe com prazer fazendo tudo o que for necessário.

25- Mantenha sempre a mesa de trabalho organizada e limpa.

26- Coopere com a equipe.

27- Qualifique-se cada vez mais, pois o mercado de trabalho está competitivo.

28- Interaja e crie alianças com os colegas, tornando as relações interpessoais eficazes e produtivas.

29- Trabalhe plenamente para alcanças as metas.


Modelos de CV's: Clique Aqui!


Tel.: (11) 3105-2545
Praça Antônio Prado, Nº 33 / 23º Andar - Próximo á estação São Bento - São Paulo - SP - CEP: 01010-010 contato@avanceestagios.com.br
© Copyright Avance - Estágios Especializados LTDA - 2013. Direitos Autorais Reservados. | Política de uso e privacidade
É proibida a reprodução do conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa.